Grupo Divulgação

AS CRIADAS
(1974)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

Há algum tempo o grupo divulgação tem pautado suas montagens num teatro que explode a atmosfera do autor. Assim, neste trabalho, vamos encontrar como ponto básico a proposição da religiosidade dentro do teatro.

Genet propõe a volta de um teatro que execute a comunhão entre o público e os atores dentro de uma cerimônia religiosa. Assim é que o teatro tomou a forma austera de uma casa de oração, O apartamento de madame é leito e altar. As criadas, Claire e Solange, se transubstanciam num processo mítico e místico em que projetam a figura de madame.

Ao procurar, dentro da obra de Genet, uma atmosfera, encontramos muita pomba que reveste esta pequena jóia de câmara, que é “As Criadas”, de uma suntuosidade trágica e épica.

É épico o grande monólogo de Solange, a projeção de Claire e o mundo imaginário que as criadas criam. Assim o espetáculo se transforma no Santo Ofício do Teatro. Os atores se despedem e se paramentam. (...)

Trecho de A tragédia de amor e ódio de “as criadas”

(Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: Jean Genet

Ano: 1974

Elenco: Sérgio Arcuri (Claire), Luiz Augusto Egypto de Cerqueira (Solange), Léa Clifford (Madame), Gabriel Sales Pimenta, Renato Dias, Domingos Teixeira e José Mourão (Cerimonial)

Iluminotécnica: Eduardo Arbex

Sonotécnica: Berenice Pinheiro de Paula

Tradução: Francisco Pontes de Paula Lima

Cenário e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a