Grupo Divulgação

SÓ O FARAÓ TEM ALMA
(1978)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

A versão cênica de SÓ O FARAÓ TEM ALMA, de Silveira Sampaio, ora mostrada pelo Grupo Divulgação é mais uma experiência no campo de um teatro que busca sua popularização.

No momento das aberturas é muito importante trabalhar este texto que acontece dentro de um estado teocrático e que discute o problema do líder. É uma peça escrita e apresentada pelo Teatro de Arena, na década de 50, acusando um barômetro de percepção que acabaria por detectar pulular de falos lideres, demagogos, oportunistas que acabariam por não deixar que se fizesse sentir a verdadeira força popular. Quase 30 anos depois, no momento em que começam a se reestruturar lideranças a peça perde seu cunho de denuncia, para revestir-se de advertência: tanto para os porta vozes dos anseios populares, mostrando-lhes o escuso caminho dos conchavos e acomodações com o poder tanto para o próprio povo, para que não encha fileiras sob bandeiras duvidosas e demagógicas. A menos que pretenda ter seu coro, mais uma vez desafinado. (...)

Trecho de O processo de criação

(Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: Silveira Sampaio

Ano: 1978

Elenco: José Eduardo Arcuri (Faraó), Virgínia Paes (Unatsi), José Renato Pippa (Sacerdote), Cléber Ambrósio (Conselheiro), Robson Terra (Jaftás), Luiz Marcos Sinhorotto (General), Walquírio Costa (Amenetep), Consuelo G. Ferreira (Amenetapa) e José Luiz (Maestro)

Cenografia: José Eduardo Arcuri

Sonotécnica: Wânya Duarte

Iluminotécnica: Rose Nascif

Figurino e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a