Grupo Divulgação

GUAIRAKÁ
(1980)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

C riado em 1973, por José Luiz Ribeiro, como um texto para bonecos em um curso ministrado em Tefé-AM, narrando a história do nascimento da noite, Guairaká será reescrito para atores e sua estreia se dará em 1980.

O sapo Heráclito é o fiel guardião do coco sagrado. Guairaká é um indiozinho curioso que convence Heráclito a empregá-lo como cuidador do coco. Um dia ao levar o coco para o banho diário, este sofre uma queda e partindo-se libera a noite, seus bichos e medos. Desesperado, o curumim inicia uma viagem em busca do resgate do sol que trará o dia. Todo o processo de culpa gera um amadurecimento do pequeno herói, que atinge seu objetivo de clarear novamente o mundo.

A peça é uma reflexão para o mundo infanto-juvenil sobre a conquista da liberdade e da responsabilidade de ser livre perante os caminhos do mundo. Criada como um musical e inspirada em lendas amazônicas, ela dá a criança informações sobre o imaginário de nossa cultura.

FOTOS
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: José Luiz Ribeiro

Ano: 1980

Elenco: José Eduardo Arcuri (A, Pássaro, Sapo, Bicho 2002 e Passarinho), Adriana Meirelles (B, Flor, Borboleta, Vento, Boto e Vitória-régia), Rodrigo Barbosa (C, Pássaro, Bicho 3003), Robson Terra (Sol e Bicho 1001), Claúdia Miranda (D. Nuvem Negra, Flor, Borboleta, Vento e Boto), Liana Menezes (Flor, Borboleta, Vento, Boto e Rosa Flor), Chintia Lopes (Flor, Borboleta, Vento, Boto e Mãe Lua), Heloísa Sotto Maior, Inês Simões,

Suzana Macedo e Wânya Duarte (Flor, Borboleta, Vento e Boto), Alexandre Dayrel (Pássaro, Vento e Boto) e Iêda Alcântara (Guairaká e Pássaro)

Música Original: Eduardo Arbex

Músicos: Marise Delgado, Denise Portes, Márcia Zoet, Ailton Maglioli, Cristiano Vieira e Marcela Matamoros

Iluminotécnica: Alice Freesz

Programação Visual e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a