Grupo Divulgação

DONA BARATINHA
(1981)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

Dona Baratinha estreou no Forum da Cultura, em 1981. Com o texto e música original de José Luiz Ribeiro, é um misto de comédia e tragédia. Dona Baratinha transpõe o mundo mágico da carochinha para a realidade e alia a poesia e o sonho dos contos de fadas à vivência cotidiana de cada um.

A reescritura do tradicional conto do Dom Ratão que morre na panela de feijão deixando viúva a Dona Baratinha, é recontado em um musical bem humorado. A protagonista tem duas vizinhas fofoqueiras, a Jararaca e a Cascavel, que são antagonistas e responsáveis por maldades geradas pela inveja da sorte da Baratinha. Ao varrer sua casa encontra uma moedinha, investe na loteca do Zebrão e fica muito rica. O desfile de pretendentes alimenta o humor e interesse do público infantil, com coreografias ligadas aos diversos animais.

Retratando o cotidiano através de uma pequena cidade onde passam o leiteiro, o padeiro e o carteiro, a narrativa integra o universo infantil com a cultura das pequenas cidades brasileiras.

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: José Luiz Ribeiro

Ano: 1981

Elenco: Mª Aparecida Lopes (D. Jararaca), Miriam Carvalho (D. Cascavel), Valéria Veiga Penna (D. Baratinha), Osvaldo Alvarenga (Leiteiro e Gato Pilantra), Mariles Oliveira (Vaquinha e Arataca), Sandra Resende (Vaquinha e Sr. Bode), Marcos Cordeiro (Padeiro e Dr. Jacaré), Ana Lúcia Petrocello (Araponga), Paulo Monteiro (Zebrão), Iêda Alcântara (D. Pata), Paulo Roberto de Freitas (Sr. Galo e Jornaleiro), Flávio Larivoir (Patinho e Jornaleiro), Rodrigo Barbosa (D. Ratão), Rosângela Reis (Tiê Sangue), Regina Martins (Pombo Correio),

Thadeu Evangelista (Urubu Carteiro e Jornaleiro), Levindo Ferreira (Mestre Coelho e Jornaleiro), Beralda Pires (Sr. Carneiro), Gisela Daher (D. Porca) e Eder Kegele (Baratão)

Máscaras Iêda Alcântara e José Luiz Ribeiro

Violão Eder Kegele

Percussão Rodrigo Barbosa

Figurino Malu Ribeiro

Cenário, Música Original e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a