Grupo Divulgação

BEM DO SEU TAMANHO
(1987)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

"Bem do seu tamanho”, livro de Ana Maria Machado, serviu de base para a versão dramática do espetáculo homônimo, que foi apresentada em 1987, no teatro do Forum da Cultura, sob a direção de José Luiz Ribeiro que compôs com Márcio Itaboray as canções do espetáculo.

O conflito da passagem do tempo da meninice para a adolescência, gerado pelas relações da natureza, é mostrado para criança através da história de Helena. De origem camponesa, a heroína faz uma viagem até um povoado e junta ao seu companheiro, o Boi de Mamão, o menino Tipiti e Flávia, a menina colorida. Depois de várias peripécias, na festa do povoado ela encontra no fotógrafo lambe-lambe, a resposta para sua pergunta: qual é o meu tamanho?

De uma forma lúdica, o espetáculo mostrava o conflito de Helena ao ser julgada de formas diferentes pelos adultos, que ora achavam que ela não tinha idade para determinadas coisas, e ora que já era crescida para certos comportamentos.

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: Ana Maria Machado

Ano: 1987

Elenco: Gisela Barbosa (Menina e Pássaro), Augusto França (Menino), Luzia Resende (Menina, Pássaro e Irmão do Tipiti), Fátima Amorim (Menina), Márcia Falabella (Menina e Vendedora de Maçã), Alice Freesz (Mãe), Nilma Raquel Silva (Helena Pequena), Renata Paiva Pessôa (Helena Grande), Evaristo de Castro (Pai, Pássaro e Homem do Realejo), Aleyse Gramigna (Tia Miúda e Vendedora de Cata-Vento), Uilde Melo (Tia Piquitita e Vendedora de Algodão), José Márcio de Souza (Boi de Mamão), Rogério Corrêa (Espelho e Tipiti), Marise Mendes (Mãe e Vendedora de Paçoca), Arlete Heringer (Flávia),

Wolnei Nassar (Espantalho e Fotógrafo) e Wanderson Zambelli (Homem da Festa)

Música Original: Márcio Itaboray

Arranjos: Dionísio Giovanini

Gravação, Mixagem e Edição: Almir Bitencourt

Figurino: Malu Ribeiro

Iluminotécnica: Guy Schmidt

Sonotécnica: José Luiz

Cartaz e Ilustração de Programa: Rogério Corrêa

Administração: Virgínia Fonseca

Cenário, Adaptação do livro e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a