Grupo Divulgação

O BURGUÊS FIDALGO
(1991)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

A herança deixada por Molière a seus sucessores é tão evidente que pode ser materializada num monumento institucional –a Commédie Française, também conhecida como a Casa deMolière e criada, por decreto real, em 1680, sete anos após sua morte, reunindo as companhias existentes. Embora marcada pelo rótulo de conservadorismo por todos os movimentos vanguardistas, a Commédie representa também um sólido testemunho da estatura do dramaturgo e uma trincheira de resistência da perenidade da efêmera arte teatral nesses tempos de crise.

Esse paroxismo, entretanto, é bem adequado ao espírito do teatro de Molière, no que ele tem de profundamente ambíguo e conciliador. Talvez a principal contribuição do dramaturgo tenha sido a de provar que a comédia é um gênero feito a sério e que reúne em si o vôo fustigante do chicote condenando as diferentes formas de hipocrisia e a descontração do riso solto e despreocupado que povoa os gestos exagerados, as caretas ridículas, a desmedida dos procedimentos tolos e absurdos. (...)

Trecho de A contribuição de Molière , de Maria Lúcia Campanha da Rocha Ribeiro (pág. 9).

(Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: Molière (Versão José Luiz Ribeiro)

Ano: 1991

Elenco: José Luiz (Monsieur Jourdain), Márcia Falabella (Mme. Jourdain e Cantora), Luciana Vaz de Mello (Lucille, Bailarina e Mamamouche), Renata Vargas (Nicole e Cantora), Flávio Mattos (Cleonte e Músico), Cristiano Saggioro (Covielle e Músico), Cursi Jr. (Covielle e Músico), Adriana Malvaccini (Dorimène e 20 Bailarina), Márcio Gomes (Mestre de Música), Nicolau Arbex (Mestre de Dança), André Santos (Mestre de Armas), Roulien Griffer (Mestre de Filosofia),

Marise Mendes (Mestre de Costura, Cantora e Mamamouche), Fátima Amorim (Criada), Sandra Nacif (Cantora e Mamamouche) e Patrícia Biage (Bailarina e Mamamouche)

Preparação Corporal: Patrícia Biage

Fotos: Augusto França

Administração: Virgínia Fonseca

Sonotécnica: Paula Schmidt

Iluminotécnica: Arlete Heringer

Figurino: Malu Ribeiro

Cenografia, Trilha Sonora e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a