Grupo Divulgação

O ROUXINOL DO PESCADOR
(1991)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

A clássica história de Andersen, do Imperador que é salvo da morte pelo canto de um rouxinol, passa por uma revisão na qual os protagonistas são, na verdade, os servos do palácio. “O rouxinol do Pescador”, escrito e musicado por José Luiz Ribeiro foi apresentado em 1991, no Forum da Cultura.

A relação do Pescador com o rouxinol que vivia na floresta acaba sendo descoberta, e o canto mavioso da ave desperta a curiosidade dos nobres que acabam por fazer uma expedição e trazem a notícia ao Imperador. O rouxinol acaba se mudando para a Corte, onde é constantemente admirado. Sua sorte muda quando o Imperador do Japão envia, como presente, o rouxinol mecânico. Desprezada, a ave retorna à floresta. Ao final, a morte penetra no Palácio e a música do rouxinol, vindo da floresta, a espanta. O rouxinol mecânico havia falhado.

O embate entre a natureza e a tecnologia é a grande lição que encontramos neste texto; para as crianças fica o exemplo de que nem sempre o brinquedo novo deve eliminar o afeto dos antigos.

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: José Luiz Ribeiro

Ano: 1991

Elenco: Augusto França (Lin-Pin), Luciana Vaz de Mello (Shou-Tin), Márcia Falabella (Erra-Din), Flávio Mattos (Pescador, Imperador e Flor), Marise Mendes (Lee-Oa e Flor), Márcio de Freitas Gomes (Turista e Mi-Ojo), Cursi Jr. (Turista e Sacu-Dô), Fátima Amorim (Turista e Morte), Débora de Paula (Turista e Seda-Pura), Tarsila Ribeiro (Turista, Sapo e Rouxinol), Patrícia Biage (Turista e Ce-Tin), Arlete Heringer (Turista, D’Angola e Toshiba) e Renata Vargas (Turista e Shan-Tung)

Arranjos: Dionísio Giovanini

Figurino: Malu Ribeiro

Iluminotécnica: Elisa Carneiro

Sonotécnica: Pedro Chicri

Ilustração do Programa: Adalton de Carvalho

Equipe de Apoio: Wandel de Souza, Kátia Silveira, André Santos, Ronaldo Ferreira, Adriana Malvaccini, Márcia Costa e Virgínia Fonseca

Ilustrações do Programa: Lucas França/Leandro Furtado

Cartaz, Cenário, Música Original e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a