Grupo Divulgação

A TORRE EM CONCURSO
(1994)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

Montar "A Torre em Concurso", de Joaquim Manuel de Macedo, é revisitar um brilhante momento da dramaturgia brasileira. A história da construção de uma torre para o sino da cidade e a exigência de engenheiros ingleses no edital traçam o painel de um país colonizado que prestigia o colonizador em detrimento do orgulho nacional.

Macedo constrói habilmente a peça sobre dois pilares temáticos: um político, que conta a história da concorrência pública que divide a cidade em dois partidos políticos em acirrada disputa, numa alusão clara do confronto entre liberais e conservadores que domina a política brasileira no Segundo Império; e o romance do engenheiro Henrique com a filha do Juiz de Paz. Para temperar a trama salpica desejos no coração da velha tia que tenta conquistar o jovem apaixonado da sobrinha. A montagem do Divulgação é ambientada no final dos anos vinte a linha musical circula por chorinhos, dobrados, tangos e lamentosas modinhas tão caras ao romantismo brasileiro. O espetáculo tem um cenário construtivista com um figurino colorido, mostrando a força da cultura brasileira.

Trecho de A Torre , de Maria Lúcia Campanha da Rocha Ribeiro (pág. 2).

(Leia esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: Joaquim Manuel de Macedo

Ano: 1994

Elenco: José Luiz (João), Patrícia Biage (Bonifácia), Pedro Chicri (Germano), Carlos Brandi (Manuel Gonçalves), Fátima Amorim (Joana Batista), Adriano Medeiros (Diniz), Márcia Falabella (Ana), Flávio Mattos (Henrique), Bel Mendes (Faustina), Marise Mendes (Felícia), Rodolfo Lisboa (Crespim), Germano Baía (Paschoal), Luís Roberto Venâncio (Atanásio), Andréa Honório (Votante) e Giovanna de Carvalho (Menina)

Administração: Virgínia Fonseca

Arranjos: Dionísio Giovanini

Figurino: Malu Ribeiro

Iluminotécnica: Daniella Stroppa

Sonotécnica: Rúbia Mazzini

Música Original, Cenário e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a