Grupo Divulgação

A ESCADA DE JACÓ
(1995)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

A Escada de Jacó é um texto que tem como temática o assassinato da memória na sociedade contemporânea e tem como consequência a crescente desumanização que condena o idoso a uma incômoda posição de renegado.

A figura arquetípica de cinco idosos é o ponto de partida para traçar o painel de um cotidiano recheado de lembranças e observações corriqueiras. Como se a dinâmica da vida fizesse uma pausa para encorajar a ultrapassagem fatal.

É uma peça de texto, subtexto e climas. Uma peça de ação verbal, em que a necessidade de encontrar um ouvinte é a própria afirmação de vida dessas personagens que vivem numa clínica geriátrica, administrada por uma enfermeira alemã.

A mesclagem de humor e drama resgata a comédia lacrimejante e busca, através de flashes, do cotidiano, puxar, do fundo da memória, fantasmas de antepassados que, mais do que deuses tutelares, se transformam em fúrias angustiantes.

Trecho de A escada de Jacó , de José Luiz Ribeiro (pág. 3).

(Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: José Luiz Ribeiro

Ano: 1995/1996

Elenco: Marise Mendes (Felícia), Márcia Falabella (Sara), Caíque Massena (Leôncio), José Luiz (Deodato), Pedro Chicri (Isaltino), Érica Salazar (Deoclécia), Rodolfo Lisboa (Marcelo Augusto) e Fátima Amorim (Tiana)

Dramaturgia e Figurino: Malu Ribeiro

Iluminotécnica: Flávio Morais/Marcelo Saporetti

Sonotécnica: Giovanna de Carvalho

Montagem de Luz: Carlos Brandi

Apoio Administrativo: Virgínia Fonseca, Alessandro Barbosa, Augusto Alfredo Lourenço, Analice Franco, Patrícia Cardoso Julien e Paulo de Oliveira

Cartaz: Augusto França

Trilha Sonora, Desenho de Luz, Cenário e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a