Grupo Divulgação

O CONTO DA MORCEGADA
(2014)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

Despertado por um fato real, levantado por pesquisadores, sobre a perseguição de morcegos em algumas regiões do interior, “O conto da morcegada” vem fazer uma recuperação da imagem destes animais. O espetáculo com texto e música de José Luiz Ribeiro foi apresentado em 2014, no Forum da Cultura.

Vô Russa é uma proprietária rural que descobre que o seu palheiro está sujo. Irritada, ela acusa os morcegos de serem os culpados pelo seu desconforto. Ela ignorava a utilidade dos animais que se alimentavam de mosquitos e frutos, espalhando as sementes. Vó Russa junta os camponeses e, convencendo-os da periculosidade dos morcegos, iniciam uma grande caçada visando exterminar os inimigos. Percebendo o perigo, eles escapam e conseguem afinal convencer da utilidade de sua raça para o equilíbrio ecológico. Usando de grande esperteza, eles Sinopse dos espetáculos infantis encenados pelo Grupo Divulgação15concedem a Vó Russa o título honorífico da Comunidade dos Morcegos. Feliz com o prêmio, a agraciada entende que seus inimigos são, agora, seus amigos.

A ecologia foi o ponto de partida para a defesa de animais que, pela ignorância campesina, passam a ser perseguidos pelo preconceito gerado através de histórias populares. Para a criança fica uma lição sobre a necessidade de uma informação correta para não cair em erros.

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: José Luiz Ribeiro

Ano: 2014

Elenco: Márcia Falabella (Vó), Maria Marta Souza (Bisa), Fátima Amorim (Trisa), Wall Oliver (Munk), Michell Costa (Monk), Dowglas Mota / Victor Dousseau (Menk, Roceiro e Percussão), Marcus Carnivali (Zé do Mato), Mateus Machado (Zé do Brejo), Walmor Machado (Zé do Ribeirão e Escatela), Bárbara Borges (Dolor), Marina Lopes (Dasdor), Marina Metri (Dolar), Bruno Crispi (Roceiro 1 e Violão), Saulo Machado (Roceiro 2 e Percussão), Carina Salgado (Roceiro 3)

Figurino: Malu Ribeiro

Programa Sonoro: Jocemar de Souza

Cartaz: Márcia Falabella e Franciane Lúcia

Fotos: Jesualdo castro

Vídeo: Marco Bonetti e Andréia Oliveira

Ilustração de programa, música original, cenário, desenho de luz e direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a