Grupo Divulgação

O HOMEM E O CAVALO
(1995)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

Seguramente a mais polêmica das obras teatrais de Oswald de Andrade, "O Homem e o Cavalo" é um espaço privilegiado da irreverência antropofágica do autor. Estruturada sob a forma dessacralizada da paródia do auto medieval de Maiakovski O Mistério Bufo, a peça preserva as alegorias e o humor descarado do teatro popular.

O plano oswaldiano de escrever uma peça afinada ideologicamente com sua condição de recém adepto do Partido Comunista parece, ao olhar desatento, historicamente marcada. Entretanto, a sabedoria do bufão com suas lebres sempre escondidas no bolso, infelizmente, continua a traçar com a crueldade e a lucidez que só o chicote cômico possui, um nítido painel de nossos desacertos históricos.

Painel é uma palavra-chave para esta peça e o segredo fundamental de sua extrema modernidade. (...)

Trecho de O Homem e o Cavalo , de Maria Lúcia Campanha da Rocha Ribeiro (pág. 3).

(Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: Oswald de Andrade

Ano: 1995

Elenco: Alessandro Barbosa (Hierofante, Cavalo Branco de Napoleão, Mister Byron, Romancista Inglês, Vendedor de Câmbio Negro e Criança), Caíque Massena (São Pedro), Augusto Alfredo Lourenço (Professor Ícar), Pedro Chicri (Divo, Lord Capone, Barão de Barrabás de Rotschild, Criança e Empregado), Márcia Falabella (Etelvina, Mme. Ícar e Mme. Jesus), Rosânea Sasso (Malvina e Magdalena), Fátima Amorim (Querubina, Pequena Burguesa, Mãe do Soldado Desconhecido e Galo), Érica Salazar (Balduína, Criança, Verdade e Baronesa), Rodolfo Lisboa (Swendemborg, Jornaleiro, Jó, Médico,

Jesus Cristo, Cavalo de Figueiredo e Rádio), Felipe Saleme (Poeta Soldado, Stalin, Juiz, Tigre e Agente Secreto), Andréa Honório (Faxineira, Cleópatra e Verônica) e Carlos Brandi (Cavalo de Tróia, Cremador, Mestre da Barca, Eisenstein e Soldado)

Dramaturgia e Figurino: Malu Ribeiro

Iluminotécnica: Marise Mendes

Sonotécnica: Patrícia Biage

Apoio Administrativo: Virgínia Fonseca, Flávio Morais e Giovanna de Carvalho

Cartaz: Augusto França

Trilha Sonora, Desenho de Luz e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a