Grupo Divulgação

A TEMPESTADE
(2006)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

Shakespeare, como o grande dramaturgo que foi, tinha consciência de que o conflito era a alma do seu negócio. E, entendendo que havia mais coisas entre o céu e a terra do que poderia supor a vã filosofia, celebrava o teatro como espelho da natureza. Dessa forma, transpunha o mundo todo para o palco, penetrando na alma, na psicologia e na mais crua realidade humana, sem perder a poesia jamais.

Assim, suas peças estão repletas de conspirações de amor e de poder. Iago, Macbeth, Ricardo III, Goneril, Regane, Cláudio... Quantas não foram as personagens shakespearianas que saborearam a possibilidade de trair e usurpar para conquistar algum tipo de poder. Figuras absolutamente dominadas pela ambição, pela cobiça, pela ganância, pela vaidade, pelo capricho, que, em seu desvario, romperam qualquer vínculo com a decência, a honestidade e a integridade que deveriam nortear a conduta humana. A loucura como razão. (...)

Trecho de As conspirações de Shakespeare, de Márcia Falabella (pág. 9).

Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: William Shakespeare (Livre adaptação de José Luiz Ribeiro)

Ano: 2006

Elenco: Tiago Vitor (Contra-mestre e Estéfano), Gustavo Burla (Antônio e Calibã), José Eduardo Brum (Sebastião), Júlio Andrade (Alonso), Táscia Souza (Miranda), José Luiz (Próspero), Márcia Falabella (Ariel), Marcus Martins (Fernando), Fátima Amorim (Gonzala), Breno Fonseca (Trínculo), Bárbara Piva (Juno e Espírito), Rafaela Toldo (Ceres e Espírito)

Sonotécnica: Marcus Leoni

Iluminotécnica: Basileu Rodrigo Tavares

Cartaz: Augusto França

Figurino: Malu Ribeiro

Fotos: Jesualdo Castro

Registro videográfico: Marco Bonetti

Cenário, desenho de luz, trilha sonora e direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a