Os personagens mágicos representando a natureza através de Dona Garoa e Dona Neblina, em conflito com três capetinhas bagunceiros são a base para se contar a história de brinquedos esquecidos. A temporada foi cumprida no Forum da Cultura, em 2012, com texto e música de José Luiz Ribeiro.
Os capetinhas gostavam de bagunçar a organização de Dona Garoa criando um conflito na memória da anciã. Trocando as coisas de lugar, eles criam muitas confusões. Num certo dia, Dona Garoa descobre o estratagema e também uma repartição onde as coisas esquecidas ficavam abandonadas; entre outros objetos estavam o Bolão, o Cestão, uma Sombrinha e uma Cachorrinha que tocava música. Dona Garoa descobre que os capetinhas eram responsáveis por fazer as pessoas esquecerem seus objetos. Com a ajuda da música da cachorrinha, os diabinhos são exorcizados, os objetos voltam para seus verdadeiros donos e tudo termina bem.
A peça procura mostrar para as crianças conceitos de organização e desorganização de seus espaços. É um dos passos para se conquistar a cidadania sabendo manter seu quarto e sua cidade limpos.
Autor: José Luiz Ribeiro
Ano: 2012
Elenco: Márcia Falabella (D. Garoa), Fátima Amorim (D. Neblina), Hugo Dutra (Danado), Vitor Medeiros (Danadinho), Daniel Machado (Danadão), Michell Costa (Capetão e Caderno), Taysa Ferreira (Sombrinha), Saulo Machado (Bolão), Manuela Werneck/Michele Ferreira (Tuinha, a cachorrinha) e Carolina Lacerda/Fernando Haider (Sacolão)
Gravação de Trilha e Programa Sonoro: Jocemar de Souza
Sonotécnica: Victor Dousseau
Cartaz: Franciane Lúcia/Augusto França
Ilustração de Programa: Douglas Zimmermann
Fotos: Jesualdo Castro
Registro em DVD: Marco Bonetti
Figurino: Malu Ribeiro
Arranjos: Dionísio Giovanini
Música Original, Cenário, Desenho de Luz, Iluminotécnica e Direção: José Luiz Ribeiro