Grupo Divulgação

CANCIONEIRO DE LAMPIÃO
(1974)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

O espetáculo “Cancioneiro de Lampião”, em sua nova apresentação, conserva-se fiel à filosofia de montagem que levou o Grupo Divulgação a uma experiência dramática no início de suas atividades. Testado nas regiões mesmas que lhe deram sentido, sentiu-se a importância de sua concretização em espetáculo dramático e a validade do trabalho realizado.

É uma montagem que congrega o espírito popular e o gosto estético inconsciente do povo ao estudo sistemático da arte dramática e ao conteúdo intelectual e plástico contido no poema original adaptado por José Luiz Ribeiro e musicado por Sueli Costa.

Procura assim aliar o sentido popular ao erudito, num casamento que tem como barômetro a experiência milenar da arte dramática.

É um espetáculo despojado, onde o corpo humano é o centro da criação. Os atores se liberam de qualquer identidade de criação e assumem de momento a momento, não apenas personagens diferentes, mas o próprio cenário agreste nordestino, e a sonoplastia. Apenas a iluminação lhes dá apoio cênico.

Trecho de A montagem

(Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: Nerthan Macedo

Ano: 1974

Elenco: Xico Teixeira (Lampião), Josemir Eustáquio de Oliveira (Cantador), Domingos Couto Teixeira e Eduardo Arbex (Violeiros), Berenice Pinheiro de Paula, Nelma Fróes, Beatriz Coelho Silva, Cristina Brandão, Léa Clifford, Maria José R. Silva, Sandra Emília, Sheyla Brasileiro, Rita Veiga Pena e Virgínia Calaes Arbex (Mulheres), Hermano Procópio Checker, Gabriel Sales Pimenta, José Mourão Villani, José Renato, José Eduardo Arcuri, Luiz Augusto Cerqueira, Pedro Paulo Silva e Sérgio Arcuri (Homens)

Iluminotécnica: Malu Ribeiro

Música Original: Sueli Costa

Direção Musical: Domingos Teixeira e Eduardo Arbex

Cenário, Figurino, Adaptação e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a