Grupo Divulgação

O DEVOTO
(1997)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

Há muitos anos eu era devedor de um trabalho dramático em cima da pesquisa realizada pelos professores Núbia Pereira de Magalhães Gomes e Edimilson de Almeida Pereira. Na correria do dia-a-dia vinha sempre adianto o trabalho. Depois da morte de Núbia, reiniciei contatos com Edimilson e, agora, estamos chegando a um trabalho que temo ser o primeiro de uma longa série.

A pesquisa dos dois respeitados professores é um manancial de riqueza para quem quer fotografar a alma do povo brasileiro. Em O mundo enraizado achei o primeiro passo em duas narrativas que mostravam o poder religioso estruturando raízes de cultura popular e a reação do povo ao que lhe é inculcado.

Existe uma história real e uma oficial. O povo, reinventando lendas, opta por tentar explicar o que lhe é difícil entender. A compreensão das normas canônicas, cheias de prescrições e o comportamento dos sacerdotes que, muitas vezes, transgridem-nas é um eixo passível de análise da narrativa de "Os missionários de Alfié". (...)

Trecho de As raízes de "o devoto", de José Luiz Ribeiro (pág. 5).

(Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: José Luiz Ribeiro

Ano: 1997

Elenco: Laura Nívea (Marcolina e Anjo), Keuly Olivetti (Cadinho e Profeta), Marcus Amaral (Pe. João e São Pedro), Márcia Falabella (D. Sara, Pagodeira e Virgem), Fátima Amorim (Tiana, Pagodeira e Virgem), Raquel Lima (Lindinha, Pagodeira e Virgem), Melissa Queiroz (Nininha, Pagodeira e Nossa Senhora), Hellen de Oliveira (Francisca, Pagodeira e Virgem), Luciane Toledo (Bernadete, Pagodeira e Virgem), Patrícia Esterves (Rita, Pagodeira e Virgem), Teka Filgueira (Glória e Espírito Santo), Verônica Rodrigues (Beata, Parteira e Menina),

Paulo Oliveira (Monsenhor, Padrinho e Zé), Magno Ângelo (Pe. Magno, Padrinho e Profeta), Leonardo Mendonça (Pe. Lucas, Padrinho e Cristo), Paulo Moraes (Pe. Sérgio, Padrinho e São José), Fernando Henrique Gomes (Pe. Fernando, Padrinho e Profeta) e Raphaell Ramos (Pe. Marcos, Pagodeiro e Profeta)

Iluminotécnica e Assistência de Direção: Augusto Alfredo

Cartaz, Desenho de Luz e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a