C riado em 1973, por José Luiz Ribeiro, como um texto para bonecos em um curso ministrado em Tefé-AM, narrando a história do nascimento da noite, Guairaká será reescrito para atores e sua estreia se dará em 1980.
O sapo Heráclito é o fiel guardião do coco sagrado. Guairaká é um indiozinho curioso que convence Heráclito a empregá-lo como cuidador do coco. Um dia ao levar o coco para o banho diário, este sofre uma queda e partindo-se libera a noite, seus bichos e medos. Desesperado, o curumim inicia uma viagem em busca do resgate do sol que trará o dia. Todo o processo de culpa gera um amadurecimento do pequeno herói, que atinge seu objetivo de clarear novamente o mundo.
A peça é uma reflexão para o mundo infanto-juvenil sobre a conquista da liberdade e da responsabilidade de ser livre perante os caminhos do mundo. Criada como um musical e inspirada em lendas amazônicas, ela dá a criança informações sobre o imaginário de nossa cultura.
Autor: José Luiz Ribeiro
Ano: 1999
Elenco: Márcia Falabella (A, Flor e Bicho 3333), Franciane Lúcia (B, Flor e Vento), Alessandra Fernandes (C, Borboleta e Vento), Fátima Amorim (D, Borboleta e Vento), Marcos Araújo (Sol e Passarinho), Bárbara Bastos (D. Nuvem Negra e Bicho 2002), Cristina Braga (Flor, Vento e Rosa Flor), Débora Curcio (Flor e Vento), Danúbia Figueira (Borboleta, Vento e Vitória Régia),
Emerson Gonçalves (Pássaro e Guairaká), Marise Mendes (Pássaro, Sapo e Mãe Lua), Paulo Moraes (Pássaro) e Rónisson Reis (Pássaro e Bicho 1001)
Música Original: Eduardo Arbex
Arranjos: Ana Maria de Oliveira e Dionísio Giovanini
Cartaz: Augusto França
Ilustração de Programa: Cenir de Moura
Cenário, Desenho de Luz, Iluminotécnica e Direção: José Luiz Ribeiro