Grupo Divulgação

SEIS PERSONAGENS À PROCURA DE UM AUTOR
(1973)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

Pirandello é um velho sonho que o Divulgação realiza agora. Durante muito tempo, procuramos uma nova realidade para o espetáculo que resultou na montagem hoje apresentada.

Dois fatos são realmente marcantes dentro do teatro italiano: a “Comédia Dell’Arte” e Pirandello. Nesta montagem, trabalhamos sobre ambos.

A companhia teatral, pano de fundo do espetáculo, foi levada às últimas consequências, tanto no aspecto formal, como no trabalho de interpretação.

A “comédia da fare”, como Pirandello rubricou Seis Personagens, apresenta uma visão completamente diferente de todas as montagens que tivemos notícias.

Assim o fizemos por considerar a obra do autor como um trabalho riquíssimo em novas fontes que permitem uma recriação constate. Sentimos que a peça que retumbava em 1921, causando enorme celeuma, com o público exigindo a cabeça do autor, começa a ressentir-se da necessidade de uma inovação em seu aspecto formal para se conservar fiel ao espírito do autor, pois o teatro evolui e as companhias teatrais também. Por isso, nova realidade a partir das sugestões de um dos maiores autores do século e da atmosfera de seu trabalho.(...)

Trecho de A nossa visão de Pirandello

(Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: Luigi Pirandello

Ano: 1974

Elenco: Josemir Eustáquio de Oliveira (Assistente), Xico Teixeira (Maquinista), Berenice Pinheiro de Paula (Ponto), Sandra Emília (Primeira Atriz), Luiz Augusto Egypto de Cerqueira (Primeiro Ator), José Alberto (Galã), Virgínia Paes (Ingênua), Gabriel Pimenta (Terceiro Ator), Nelma Fróes (Segunda Atriz),Beatriz Coelho Silva (Terceira Atriz), Eduardo Arbex (Quarto Ator), José Luiz (Diretor), José Eduardo Arcuri (Pai), Léa Clifford (Mãe), Virgínia Arbex (Enteada), Sérgio Arcuri (Filho), Renato Dias Filho (Rapazinho), Cristina Brandão (Menina) e Sheyla Brasileiro (Madame Pace)

Iluminotécnica: Xico Teixeira

Sonotécnica: Domingos Teixeira

Figurino: Malu Ribeiro

Tradução: Brutus Pedreira

Ambientação e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a