Grupo Divulgação

IL TEATRO CÔMICO
(1993)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

"Il Teatro Comico é mais do que uma comédia divertida do grande Carlo Goldoni. É, também, um convite à reflexão, sobretudo para quem faz ou aprecia a arte. Ali está uma espécie de testamento de um autor que sempre remou contra a corrente, um rebelde que recusou o caminho fácil do sucesso pela repetição de fórmulas que funcionam. E que fórmula tinha em mãos!Era Veneza, centro irradiador do melhor produto de exportação literária da Itália: a commedia dell’arte e ele já havia escrito partes para vários autores. Dominava, portanto, o gênero.

Em vez de colher o fruto maduro, preferiu plantar e regar. Levantou a ira dos contemporâneos e brandiu o chicote contra a vulgaridade que agradava. Exigiu dos atores a criação do caráter dos personagens, recusando o tipo caricatural e de fácil representação. Exigiu que a encenação deixasse o cenário da praça, funcional para o encontro de várias máscaras, e reclamou pela lógica de ação. Por outro lado não perdoou, também, os eruditos com ranço renascentista, que vociferavam máximas ouvidas à distância dos dois falares: o erudito e o vulgar, e trouxe à cena a língua falada com seu caleidoscópio de dialetos. (...)

Trecho de Um belo puxão de orelhas (pág. 15).

(Leia na íntegra esse e outros textos no programa original completo em PDF)

FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: Carlo Goldoni (Versão Livre de José Luiz Ribeiro)

Ano: 1993

Elenco: José Luiz (Horácio), Augusto França (Eugênio/Florindo), Marise Mendes (Plácida/Rosaura), Rodolfo Lisboa (Tonino/Pantaleão), Gabriela Gervason (Vitória/Colombina), Luís Roberto Venâncio (Anselmo/Brighelle), Ondiara Barbosa (Gianni/Arlequim), Renata Costa (Beatriz), Carlos Brandi (Petrônio/Doutor), José Márcio de Souza (Lélio), Fátima Amorim (Ponto), Patrícia Biage (Eleonora) e Erika Campelo (Criada)

Administração: Virgínia Fonseca

Arranjos: Dionísio Giovanini

Sonotécnica: Adriano Medeiros

Iluminotécnica: Márcia Falabella

Seleção e Textos do Programa, Dramaturg e Figurino: Malu Ribeiro

Cartaz e Fotos: Augusto França

Trilha Sonora, Cenário e Direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a