Grupo Divulgação

O REI PAVÃO
(2015)

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

I nspirado no clássico conto de Andersen, a história do Rei Pavão chega aos tempos modernos mostrando que o povo pode ser enganado por ídolos com pé de barro. O espetáculo foi apresentado no Forum da Cultura em 2015, com texto, direção e música de José Luiz Ribeiro.

Impulsionado pelas canções do marqueteiro real, o povo idolatrava o Rei Pavão que para manter seus trajes luxuosos extorquia dos camponeses pesados impostos. O povo é confrontado pela Velha Óia que denuncia a vaidade do rei. Ela é presa; no cárcere encontra dois espertalhões. Lá ela traça um plano e cria um mito da salvação divina. Os dois espertalhões convencem o rei de suas habilidades como alfaiates. Eles inventam uma roupa fictícia que só as pessoas inteligentes poderiam ver. O rei acaba por desfilar de cuecão, sendo desmascarado publicamente.

Com a punição dos dois espertalhões que roubaram o tesouro do reino, a peça mostra que cidadania se faz com o povo vigiando seus governantes. A partir de então, o rei passa a temer o povo se comportando eticamente.


FOTOS
VÍDEO
PROGRAMA
programa
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
FICHA TÉCNICA

Autor: José Luiz Ribeiro

Ano: 2015

Elenco: Michell Costa (Rei Pavão), Andrei Pereira (Mark, o marqueteiro), Márcia Falabella (Óia), Victor Dousseau (Juca, Mercador 1 e Camponês), Renan Sousa (Tonho, Mestre da escola e Camponês), Fátima Amorim (Chica e Camponesa), João Francisco Clavilho (Zeca e Camponês), Wallace Oliveira (Ministro e Guarda), Dowglas Mota (Mercador 2, Berlo e Camponês), Saulo Machado (Mercador 3, Stan e Camponês), Marina Lopes (Ana e Camponesa), Lorenza Cris (Bete e Camponesa), Marina Metri (Rainha).

Sonoplastia: Felipe Tosetti

Cartaz: Iêda Alcântara e Tadeu Costa

Fotos: Gustavo Burla e Jesualdo Castro

Registro videográfico: Andréia Oliveira

Registro videográfico: Marco Bonetti

Figurino: Malu Ribeiro

Ilustração de programa: Adalton de Carvalho

Música original, cenário, desenho de luz e direção: José Luiz Ribeiro

PEÇA ANTERIOR

PEÇA SEGUINTE

topo
b a